sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Vivência do Estágio em Educação Infantil - Parte I




Como a minha prática de estágio foi voltada para a Educação Infantil, é nela que vou me atentar. A educação infantil é o processo educacional voltado para crianças de 0 a 6 anos, onde com o passar do tempo tem sido visto com um investimento necessário para o desenvolvimento da criança, desde o nascimento até o ingresso na escolarização obrigatória. E a partir de um ponto de vista do sistema educacional, lutar contra a exclusão social é ajudar a criança a ampliar, desde cedo, a sua relação com o saber, a dominar diferentes linguagens, valores culturais, padrões estéticos e éticos e formas de trabalhos baseados em conhecimentos científicos e tecnológicos. Neste processo cada criança constitui como sujeito único.
De acordo com Oliveira (2002), a história da Educação infantil tem evidenciado que a concepção de infância é uma construção histórica e social. Atualmente o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (Brasília, 1998), vem afirmar que “as crianças possuem uma natureza singular, que as caracterizam como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio”. Portanto, ser criança é nunca deixar que a esperança desapareça e sempre carregar no coração um amor puro e inocente.
De acordo com o poema (autor desconhecido) ser criança é:
“Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias, sorrisos e brincadeiras. (...) Ser criança é acreditar num mundo cor de rosa, cheio de pipocas. É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco. É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos. Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles. (...) Ser criança é estar em constante estágio de aprendizado, é querer buscar e descobrir verdades sem a armadura da dúvida. Ser criança é olhar e não ver o perigo. Ser criança é ter um riso franco esparramado pelo rosto, mesmo em dia de chuva, é adorar deitar na grama, ver figuras nas nuvens e criar histórias. Ser criança é colar o nariz na vidraça e espiar o dia lá fora. (...) Ser criança é ter sempre uma pergunta na ponta da língua e querer muito todas as respostas. Ser criança é habitar no país da fantasia, viver rodeado de personagens imaginários, gostar de quem olha no olho e fala baixo. de quem olha no olho e fala baixo.”

0 Comments: