sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Semana de observação



"Observar é como olhar sem ver, ouvir sem escutar, tatear sem tocar; é sentir o perfume invisível."
(Paulo Zabeu no livro “Cinco regras para vencer seus limites”)


Está foi uma semana esperada. Começou no dia 08/09/09 até 14/09/09. Todo o nosso planejamento ira ser executado. Tudo que queríamos observar, questionar, tentar entender como funciona, poderíamos estar colocando em prática nessa semana.O portão da escola foi o nosso primeiro aspecto a ser observado,  tudo que ocorria ali também contribuiria para a observação. As paredes dizem muito, vocês sabiam? No recreio realmente podemos ver a relação entre as crianças. Os funcionários bases da escola, gestão a coordenação peças também fundamentais para o processo escolar e por fim a docente, aquele que ao mesmo tempo transmite o conhecimento aprende com os seus alunos. A prática docente também deve ser observada, não para criticarmos e sim para colaborar com o nosso conhecimento. E por último um diagnóstico nos alunos, momento em que vamos aos poucos descobrir o que eles sabem o que não sabem, e porque não o que eles gostariam de saber.
 

1 Comment:

Débora Benvenuti said...

Discordo da tua afirmação de que observar é como olhar sem ver.Eu diria que é exatamente o contrário. Muitas vezes vemos as coisas e não as observamos,daí concluir que não saberíamos dar detalhes do que vimos. Somente com uma observação mais detalhada,saberemos dissertar sobre o que vimos. Veja o meu blog:

http://deborabenvenuti.loveblog.com.br

Nota: Fui professora de Educação Artística por longos anos e o que mais ensinei aos meus alunos foi observar as obras de arte e saber fazer as suas próprias conclusões.