sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Caminhos do saber - Parte I








Assim como na vida pessoal, a vida acadêmica é feita de fases, no geral no que diz respeito a minha jornada educacional, as fases por quais passei refletiram em mim mais pontos positivos do que negativos. Todo o meu processo escolar aos poucos fez com que eu me transformasse, e a cada nova descoberta de mundo uma construção de um novo saber em minha vida. Para mim toda educação começa em casa, é o lugar onde acontece os primeiros passos para a formação do homem, ser que constrói sua história. Minha mãe foi professora e desde pequena via ela com livros na mão. Ela sempre dizia, que o que ela poderia deixar para mim era o conhecimento. Que essa era a única coisa que poderia me proporcionar como sendo um grande tesouro, e que jamais ninguém poderia tirar esse conhecimento de mim". Como falam por ai "O Saber morre com o Dono". Aos cinco anos de idade, minha mãe me coloca na escola, uma escolinha, Criança Feliz, e ao final desde mesmo ano, eu já estava alfabetizada. Bem o método pelo qual fui alfabetizada foi o método sintético um processo que consiste em ir das partes ao todo. Apesar de hoje ele não ser considerado um bom método, não posso descartá-lo, achando que é um método que não pode dar mais certo, pois foi com ele que fui alfabetizada. e acredito que a junção dos métodos, e eles serem aplicados no momento certo para cada criança, venha a dar certo, sendo ele qualquer um. Lembro que nesta escolinha, as professoras eram muito boas, carinhosas, atenciosas, exceto uma, que tratava os alunos, conforme quem eram os seus pais, no mais havia sim uma boa relação em toda a escola, não deixando de lados, as vezes uma briguinha, uma conversinha paralela, uma notinha mais baixa, um dever que foi esquecido ou que fico mesmo com preguicinha de fazer (rsrsrs). Nesta escola fiquei até a 4ª série. Logo depois vou para o ensino fundamental – 5ª a 8ª, no colégio um novo mundo estava começando a ser construído, um ambiente diferente, muitas pessoas das mais varas idades, classes sociais e cultura. No colégio ale dos colegas que já conhecia, fiz novos, conheci pessoas maravilhosas, fez realmente amigos, que até hoje quando os vejo, comprimento e pergunto como estão. Em relação aos os laços afetivos já não eram como antigamente, e a metodologia de trabalho isso continuava a critério de cada professor, neste período tinha professores dos mais variados estilos. Neste período também tirei mais coisa positivas dos que negativas, entre as positivas, uma professora que sempre acreditou em minha capacidade como ser humano, apesar de eu achar que ela não tenha percebido de ter passado isso para mim.Todo esse primeiro processo aconteceu na cidade de Maracás entre, os anos de 1991 – 2000.Em 2001 vim moram em Jequié, e a escola escolhida para estudar foi o CEMS, onde cursei o 1º, 2º, 3º ano cientifico, o pensamento nesta fase já estava voltado para o vestibular, o estudo era intenso, os professores mais rígidos, e também como nas outras fases competentes, neste momento comecei a me atentar para a escolha profissional, mais de uma maneira mais realista, antes era apenas o que eu queria ser mas sem nenhum compromisso de escolha.

0 Comments: