quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Momento: ESTÁGIO

Quando a disciplina do estágio começou, me fez duas perguntas. Será que hoje ser educador é uma opção de vida entusiasmante? Da para falar em reencantar essa educação que está posta ai hoje em total crise, sem passar pela igenuidade? 
Sonhar com um mundo melhor, e acreditar que a educaçao é uma forte arma de transformação não é ser utopico, pois ao entramos na sala de aula no período de regência, encontramos vários futuros. E acreditamos que eles vão transformar algo lá na frente. Em cada face daquela esta a resposta da minha duvida, vale a pena reencantar a educação, para que as proximas gerações acreditem que ainda possa  sonhar com um futuro melhor e que a educação pode ajudar nessa transformação.

O estágio não começa naquelas quatro semanas apenas, mas  toda a preparação anterior  foi considerado para mim como etapas do estágio, onde englobei da primeira aula a qual discutimos sobre a imprtância do estagio supervisionada pra quem exerce e para quem não exerce a profissão até a culminância no último dia.As reflexões feitas na sala através dos textos foi  de fundamental importância para conhecer melhor o momento a qual iriamos passar.Nada melhor que começar conceituando o que é estágio supervisionado. De acordo com Lucena,  

“Compreender que o estágio supervisionado é (...) o momento de revermos os nossos conceitos sobre o que é ser professor, para compreendermos o seu verdadeiro papel e o papel da escola na sociedade. O estágio não é a hora da prática! É hora de começar a pensar na condição de professor na perspectiva de eterno aprendiz. É hora de começar a vislumbrar a formação continua como elementos de realimentação dessa reflexão”. (LUCENA 2003 p – 16).



Um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Constitui-se em um momento em que me  possibilito como o estudante vivenciar o aprendido na teoria. É como uma janela para o futuro.  Usado como uma passagem do saber sobre para o saber como, uma momento de validar o aprendizado teórico e prático em confronto com a realidade que muitas vezes nos é passada de uma maneira mais suave ou até mesmo fantasiosa.
Neste momento de  minha formação inicial,  me deparei também com dilemas em sala de aula, que antes so os debatia a partir do teóricos.
Como diz Zabala, "os dilemas fazem parte da vida cotidiana nas salas de aula e transformam em desafios para a profissão" .

Foi o momento onde pude compartilhas de varios sentimentos,  medo ,   alegrias,  tristeza,  alivio,  esperança. 
Depois deste momento, pude perceber que apesar de que todo contexto educacional esta doente, jamais poderemos  deixar de fazer o nosso melhor.
Gostaria de agradecer a minha companheira de Estágio, Aline, pelo apoio em todas os momentos. A minhas colegas do turno da manhã, pos todas as horas de convivio, ajudando na construçaõdo meu conhecimento. E a profº Socorro, por contruir com minha formação profissional acreditando que sempre poderiamos fazer o melhor.










 










2 Comments:

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com said...

Oi querida,

Que crescimento menina...que reflexões maravilhosas. veja a importância desse espaço formativo.
Você e Aline formaram uma dupla maravilhosa durante o estágio, busdcando, tatendo, planejando e replanejando constantemente a sua ação docente.
Parabéns e sucesso na vida profissional.

Abraços carinhosos,

Socorro Cabral

Anônimo said...

Gosto de adquirir conhecimento por meio de leituras de sites como o seu. Sempre navego porque uso textos assim para minhas aulas sobre gêneros textuais no Ensino Médio na escola em que sou professora. Um grande abraço e beijos.

Carla Santos

P.s.: meu último artigo é sobre frases para status do facebook.